WhatsApp com anúncios?

Aplicativo vai mostrar anúncios do Facebook ao lado do recurso “Status”.

Chris Daniels, vice-presidente do WhatsApp, disse em evento que o serviço de mensagens exibirá anúncios ao lado do “Status”. O The Economic Times explica que os anúncios seriam o “principal modo de monetização da empresa” e ofereceriam “uma oportunidade para as empresas alcançarem as pessoas”.

O recurso “Status” do WhatsApp foi lançado no início do ano passado, na onda do recurso “Stories”, disponível no Instagram – Que já foi uma adaptação do SnapChat. No recurso, o usuário pode adicionar fotos, vídeos ou combinações de texto ao seu perfil. Seguindo a lógica dos outros aplicativos, a atualização desaparece após 24 horas de sua publicação.

Após o Facebook explorar modelos de receita baseados em publicidade, e os fundadores do WhatsApp deixarem o negócio alegando não terem sido consultados, algumas questões sobre o funcionamento da monetização na plataforma começaram a acontecer.

Como será a resposta dos usuários? Existe a possibilidade de uma boa aceitação, tendo em vista que pode acontecer uma aproximação entre usuários e serviços. Por outro lado, o serviço de mensagens é muito pessoal, o que pode causar certo desconforto por parte de quem utiliza.