Marketing na copa: Impulsione suas vendas durante o maior evento esportivo do mundo

Ano de Copa do Mundo é quase uma “sensação” para as empresas que investem forte em marketing. O maior evento esportivo do mundo é oportunidade que aparece a cada quatro anos, de atrair o mundo inteiro e quem sabe tornar sua marca ainda mais conhecida.É nesse período que as agências de publicidade trabalham focadas em um único objetivo:  criar engajamento para seus clientes com este tema e trazer o maior número de espectadores para a marca. Esse é o momento que as empresas irão tentar atrair consumidores e aumentar suas vendas falando de futebol. Para isso, vale investir em promoções, propagandas, eventos, fotos e comentários nas mídias sociais.

Ação da Hyundai Copa do Mundo.

Pesquisas apontam que nos dias que antecedem a Copa e durante o evento, o brasileiro gasta mais em comidas, bebidas e entretenimento, devido a mudança na sua rotina. É nesse momento que o empresário enxerga a oportunidade de vender seu produto e isso acontece com mais facilidade se ele tiver identificado ou ligado a Copa do Mundo.

Mesmo que a Copa esteja acontecendo do outro lado do mundo, ela possui um grande impacto na vida dos brasileiros, principalmente porque o Brasil é o país do futebol e apesar de ser um grande momento para as empresas apostarem no marketing e investirem em ações que alavanquem suas vendas, existem regras criadas pela Fifa que restringem o uso da marca em algumas situações.

Primeira coisa que você deve ficar atento, é ao uso de palavras de uso exclusivo da Fifa e seus patrocinadores, são elas: Copa do Mundo da Fifa, Rússia 2018, Fifa, Copa do Mundo, Copa 2018 e Rússia 2018. Essas palavras poderão ser utilizadas somente em editoriais de materiais jornalísticos e jamais em contextos publicitários. O que também está proibido, de acordo com as normas da FIFA, é o uso da imagem da Copa do Mundo para ações promocionais, mesmo quando em casos de pessoas físicas.

Essas restrições ocorrem devido, a organização do evento, entender que sua empresa pode se beneficiar da visibilidade de um evento para atrair clientes e impulsionar suas vendas, isso é chamado também de “marketing de emboscada”.

Para não correr o risco de ser multado, ou ter suas mídias sociais bloqueadas ou até excluídas por infringir essas regras, é importante ter profissionais capacitados que conheçam as normas exigidas e a partir disso, consigam trabalhar o marketing da sua empresa dentro deste evento que é tão grandioso.