Neymar estreia campanha “Um novo homem todo dia”, da Gillete

A recente campanha da Gillete “Um novo homem todo dia” está sendo vista como um pronunciamento público do jogador após as críticas recebidas na Copa do Mundo/ Rússia 2018. Bastou a primeira veiculação, em horário nobre da TV, em um domingo à noite, para que a marca, o jogador e a agência começassem a avaliar os efeitos produzidos pelo comercial.O vídeo, inegavelmente, demonstra a intenção de melhorar a imagem do jogador após a Copa do Mundo. Porém, não se trata simplesmente disso. A ideia da campanha seria aliar o slogan “Um novo homem todo dia” com a necessidade de Neymar mostrar que sentiu as críticas e absorveu o que podia da situação. O grande problema é que o tiro parece ter saído pela culatra. O fato de o discurso ser parte de uma peça publicitária parece irritar parte do público, que chegou a usar adjetivos como “patético”.

A agência Grey – responsável pela produção da peça – e a Gillete tentaram explicar que que o vídeo não se trata de uma estratégia de imagem do Neymar, e sim apenas de uma campanha vinculada ao conjunto de peças que ainda será lançado com diversos outros nomes. Há quem diga, por outro lado, que a escolha de Neymar para a estreia da campanha não é ocasional.

Mas existe algo ocasional na publicidade? Tratando o assunto como uma desculpa que não colou, o mérito de todo um planejamento pode ser menosprezado. O texto certamente teve influência do jogador, pois retrata uma história recente que deixou todos os brasileiros decepcionados. Mas não se pode tratar o comercial apenas como um pronunciamento pessoal do jogador.

Acredito que a escolha do jogador, que é embaixador da marca desde 2015, e o consenso entre publicidade e a situação real de Neymar perante a queda – considerada precoce – da Copa do Mundo, foi o que fez a repercussão ser tão grandiosa. E isso é um ponto positivo da ação. Já o fato de ter se sobressaído negativamente sobre a imagem do jogador, é o que a empresa tenta minimizar nesse momento.

A marca Gillete já se posicionou sobre o assunto: “A nova campanha de Gillete convida todos os homens, começando pelo seu embaixador, a refletirem sobre as novas chances que cada dia oferece para se tornarem melhores do que ontem. Assim, como muitos outros, Neymar Jr. encara desafios, lesões e derrotas, e o objetivo de Gillete é encorajar TODOS OS HOMENS, sem distinção, a refletirem sobre a oportunidade de se tornarem “um novo homem todo dia”.

A agência Grey, responsável pela produção, destacou que o comercial já faria parte do que estava previsto no calendário da marca. “Toda comunicação foi construída marca, agência e o atleta. O vídeo com Neymar faz parte da estratégia de lançamento de uma campanha intitulada ‘Um novo homem todo dia’. E talvez devesse ser tratada justamente assim: como uma campanha publicitária.