Em tempos de influenciadores digitais, marcas vão além e usam influenciadores fictícios em seus projetos

Modelos virtuais, que tem contratos tão caros quanto o de grandes celebridades, já são utilizados em editoriais de marcas como Prada, Diesel e Supreme. Personalidades que ganham certa popularidade, em uma ou mais plataformas digitais, são conhecidos como influenciadores digitais. Os motivos são quase sempre os mesmos: A questão estética, a representatividade, o conteúdo produzido. Em outras palavras, exercem influência sobre as pessoas que utilizam determinada mídia social.

Aparentemente isso foi elevado a um novo nível. Hoje existem personas criadas digitalmente, ou seja, não existem no mundo real. Por mais que os influenciadores digitais com milhões de seguidores pareçam não ser de carne e osso para alguns seguidores, chegarmos ao ponto de venerar um robô pode soar no mínimo estranho.

Os influenciadores Artificiais mais famosos tem milhares de seguidores. Uma das mais conhecidas é a modelo Shudu Gram (@shudu.gram no Instagram). Criada pelo fotógrafo britânico Cameron-James Wilson – que pretendia apenas expor um projeto de arte, Shudu é sul-africana e modela para a Fenty Beauty, marca de cosméticos da cantora Rihanna.

No caso da Miquela (@lilmiquela no instagram) são 1.4 MILHÕES de seguidores. E não é propaganda enganosa. Por mais que algumas pessoas até possam cometer a gafe de acreditar que “Miquela” seja uma pessoa real, na própria bio do seu perfil diz: “19/LA/Robot”.

Observando pelo lado financeiro, um influenciador artificial não é necessariamente mais barato do que um real. O valor depende da tecnologia que será usada no projeto, o nível de detalhes gráficos e outras questões. Por outro lado, não existe conflito de agenda, exigências pessoais e outros pontos que podem travar uma negociação com influenciadores reais. O que acontece é a encomenda do ensaio, que após o prazo estipulado, é entregue pronto.

Espera-se que o número de Influenciadores Artificiais aumente, assim como o número de campanhas utilizando essa tecnologia. Isso se dá, inclusive, pela curiosidade com esses perfis, o que gera grande engajamento orgânico do público.